23/04/15

Morreu António Rebordão Navarro (1933-2015)
 
O escritor e editor António Rebordão Navarro faleceu na madrugada desta quarta-feira em casa, no Porto, aos 82 anos.
 
Nascido no Porto, em 1933, o ficcionista e poeta Rebordão Navarro formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e exerceu advocacia antes de se tornar editor literário.
De acordo com a SPA, a partir das 17 horas desta quarta-feira o corpo estará na Capela de Nevogilde São Miguel, no Largo de Nevogilde, no Porto, e o funeral do escritor realiza-se na quinta-feira, a partir das 15:00, para o Cemitério de Agramonte, na mesma cidade.
Num comunicado, a direção e o conselho de administração manifestam "sentido pesar" pela morte do autor que era associado da SPA desde junho de 1971, e cooperador desde maio de 1993, tendo doado a sua casa, no Porto, à cooperativa, em 2010.
António Rebordão Navarro editou um volume com a correspondência de Fernando Pessoa a Armando Corte-Rodrigues e uma antologia com a poesia de Jorge de Lima, e ainda a antologia "Poetas Escolhem Poetas" (1992).
Dirigiu as revistas "Bandarra" e "Notícias do Bloqueio" nas décadas de 50 e 60 do século passado.
A partir dos anos sessenta dedicou-se sobretudo à ficção narrativa e ainda editou uma antologia com a sua obra poética na Imprensa Nacional - Casa da Moeda. (daqui)

4 comentários:

  1. Tenho pena e muita pena que mais Homem das letras e dos livros tenha partido. Ainda assim, deixou o seu nome ligado ao bem fazer e fazer bem.
    Não sei da sua obra (lamento), mas acredito que o livro "Poetas escolhem poetas" possa ser excelente. O título é muito sugestivo. (vou ter que procurar)
    Paz à sua alma.
    Obrigada por nos fazer saber.
    Abraços
    Maria José areal

    ResponderEliminar
  2. Amiga Maria José, é uma pena que pessoas deste calibre tenham de partir. Por vezes em vida, não lhes dão o devido valor... Fica a obra para fazer jus ao escritor.
    Nascido na cidade do Porto, escreveu diversos livros sobre a Foz do Douro; livros estes que continuam a ter procura.

    Obrigada pelo comentário e pela visita.:)

    ResponderEliminar