01/03/14

Se eu fosse...

Se eu fosse gaivota branca
E pudesse voar
Poisaria na torre mais alta
Para te ver despertar.
E num rodopiar
Suave, terno e manso
Te diria:
- Acorda, que já é dia!
Vem ver o sol a nascer
E as crianças a correr.

Se eu fosse gaivota branca
E pudesse voar
Poisaria em ti criança
Para te ver despertar
E com bicadinhas de ternura
Te diria:
- Salta da cama,
Abre a janela de par em par, 

Pula escada fora
E vai para a rua brincar!

Se eu fosse gaivota branca
E pudesse voar
Poisaria em ti velhinho
Quando estás a ver passar.
E com largo abraço
Te diria:
- Olha este azul do céu
Esta imensidão do mar
Que foi sempre o teu olhar.
O dia não escureceu, 
Agarra-te bem à vida
Que este dia ainda é teu.


 Se eu fosse gaivota branca
E pudesse voar
Estaria sempre conTigo
Aqui ou em qualquer lugar.


Maria José Areal in Pedaços de Mim,1999

 

4 comentários:

  1. Lindíssimo poema!
    E não me surpreendeu ser de quem é , depois de ter lido "Na Eira dos Pardais".
    Quando puder, coloque mais.
    Um beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Isabel, o difícil neste livro é eleger um poema, pois todos eles são tão bonitos, mas tão bonitos!...
    É o primeiro livro de Maria José Areal e editado pela própria.
    Em breve coloco mais.

    Um beijinho::))

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do livro e da musicalidade deste poema.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar
  4. Ana, "Na Eira dos Pardais", foi o primeiro livro de Maria José Areal, em prosa!
    "Pedaços de Mim", é o primeiro de poesia e da bibliografia da autora...
    Diferentes na forma e no conteúdo, mas iguais na beleza, na intensidade dos sentimentos, na entrega.
    Um acto de coragem...

    ResponderEliminar