31/01/14

José Bonifácio, o moço

JOSÉ BONIFÁCIO, O MOÇO
(1827-1886)



                          TEU NOME
                                           Teu nome foi um sonho do passado;
                                           Por um murmúrio eterno em meus ouvidos;
                                           Foi som de urna harpa que embalou-me a vida;
                                           Foi um sorriso d´alma entre gemidos!
                                           Teu nome foi um eco de soluços
                                           Entre as minhas canções, entre os meus prantos;
                                           Foi tudo que eu amei, que eu resumia:
                                           Dores... prazer... ventura... amor... encantos!
                                           Escrevi-o nos troncos do arvoredo,
                                           Nas alvas praias, onde bate o mar;
                                           Das estrelas fiz letras - soletrei-o,
                                           Por noite bela, ao mórbido luar!
                                           Escrevi-o nos prados verdejantes
                                           Com as folhas da rosa ou da açucena!
                                           Oh! quantas vezes na asa perfumada
                                           Correu das brisas em manhã serena!
                                           Mas na estrela morreu; caiu nos troncos;
                                           Nas praias se apagou; murchou nas flores;
                                           Só guardado fícou-me, aqui, no peito
                                           — Saudade ou maldição dos teus amores.


Sem comentários:

Enviar um comentário