28/01/12

Clarice Lispector

"... o que pode acontecer com uma pessoa que fez pacto com todos, e que se esqueceu de que o nó vital de uma pessoa deve ser respeitado? Ouça: respeite a você mais que aos outros, respeite suas exigências, respeite mesmo o que é ruim em você - pelo amor de Deus, não queira fazer de você uma pessoa perfeita - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse o único meio de viver".


Moser (Benjamin), Clarice Lispector: uma vida. Editora Civilização, 2010, p. 235.

6 comentários:

  1. Cada um é como é.
    Concordo com a citação, no entanto, depois de aprendermos a aceitarmo-nos como somos, com os nossos defeitos e qualidades, também não vejo mal nenhum em querer melhorar, em querer ser melhor pessoa.
    Vivendo, aprendendo e melhorando.

    Tenho repetido isto demasiadas vezes, infelizmente :"Tenho esse livro, imensa vontade de o ler, mas falta-me tempo para ler tudo o que gostaria. Tenho TANTOS livros em lista de espera."

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Clarice Lispector tinha essa necessidade, a de desvendar seus próprios véus. As instituições fazem isso, moldam modelos já determinados além do respeito aos que vão se formar com os anos e as experiencias.
    Isso atinge a todos e acaba por se tornar imperativo que deixemos o nosso DNA respirar.

    Foi sem dúvida uma brilhante aluna de sí mesma e das coisas do mundo.

    Bonito post Cláudia.

    bjs de todas nós.

    ResponderEliminar
  3. Isabel,
    Clarice Lispector quer dizer que não devemos abdicar daquilo que somos em prol dos outros. Pois só nos vai fazer sofrer. Se deixarmos de sermos nós e passarmos a ser e a comportar-nos como o outro quer, já não somos nós mas outro.

    Quanto aos livros por ler, é melhor nem falar nisso!

    Beijinhos e um excelente domingo.

    ResponderEliminar
  4. Queridas amigas,
    É verdade, devemos deixar o nosso DNA respirar. Tentar melhor sempre, como escreveu a Isabel, mas sem violar a essência do nosso ser.

    Beijinhos para todas e um domingo cheio de sol

    ResponderEliminar
  5. Um trecho interessante e deveras autêntico!
    Obrigada pelo pensamento. gosto de originalidade!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida um trecho interessante, e ainda mais interessante no contexto que se insere. Clarice Lispector teve uma vida de sofrimento e amargura.
    Beijinhos

    ResponderEliminar